Facebook lança graph search, busca social focada em usuários da rede
terça-feira, janeiro 15, 2013
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook,
revelou nesta terça-feira (15/01) o segredo sobre a primeira novidade
do ano apresentada pela rede social: a busca em grafo (graph search, em
inglês) - termo matemático que representa relações entre objetos em um
conjunto. No evento realizado na sede da empresa, em Menlo Park, na
Califórnia, nos Estados Unidos, o CEO afirmou que a novidade é o
terceiro pilar do Facebook - os outros dois são o feed de notícias e a
linha do tempo, respectivamente. Confira clicando em "Continue Lendo" ou logo abaixo.
De acordo com Zuckerberg, a nova ferramenta foi criada para facilitar a vida de quem usa a rede, oferecendo o resultado direto das buscas - feitas com base nas conexões e dados dos usuários - e não apenas os links, como faz o Google. "Você quer uma ferramenta que te ajude a conseguir acesso ao conteúdo que seus amigos compartilharam", afirmou o CEO.
Segundo o que foi apresentado no evento, o novo sistema permite buscas
por conteúdos curtidos e compartilhados pelos usuários, como músicas,
lugares, fotos, vídeos e interesses. Além disso, é possível ainda cruzar
informações, como por exemplo "pessoas que curtiram uma página e
visitaram o museu MoMa".
Os resultados serão mostrados de acordo com a relação do usuário com a
outra pessoa - ou seja, quem tiver mais contato com o seu perfil terá as
respostas mostradas primeiro -, ou caso o conteúdo seja "público". O
CEO alertou que tudo o que for classificado como "privado" não aparecerá
nos resultados. Ainda segundo Zuckerberg, a ideia é permitir também as
buscas em posts e comentários no futuro.
O executivo disse ainda que, atualmente, cerca de um bilhão de pessoas,
240 bilhões de fotos e um trilhão de conexões constam no gráfico social
do Facebook. “Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado”,
acrescentou.
A Graph Search ainda está em fase beta. No entanto, já apresenta muitas
funcionalidades, como os quase 40 filtros disponíveis na ferramenta,
que facilitam as buscas. De forma simples, quanto mais refinada, ou
seja, quanto mais filtros tiver a busca feita pelo usuário, mais
objetivo será o resultado.
Na demonstração do funcionamento da Graph Search, Zuckerberg mostrou
que é possível fazer a procura também por lugares. O CEO fez uma busca
por restaurantes mexicanos nas proximidades da sede do Facebook, e a
ferramenta apresentou os resultados classificados de acordo com a
opinião dos usuários.
O presidente do Facebook também anunciou uma parceria com o Bing,
famoso mecanismo de busca da Microsoft. De acordo com o executivo, caso
o usuário não encontre as respostas para suas pesquisas na busca
gráfica, a ferramenta direciona os resultados para o site. "Nós queremos fazer buscas sociais, e é dessa forma que o Bing trabalha", disse Zuckerberg.
Quando perguntado sobre uma possível união com o Google, o executivo se manteve aberto a novos negócios. "Queremos
trabalhar com qualquer empresa, desde que honrem a privacidade das
pessoas no Facebook", concluiu. Os dados do Instagram também são do
interesse do time responsável pela Graph Search e poderão ser usados em
um futuro próximo.
De acordo com a apresentação, o novo sistema também permitirá o
controle do usuário quanto ao que faz sucesso ou não entre os conteúdos
compartilhados na rede. Dessa forma, é possível saber qual foto tem mais
"curtidas", qual a mais comentada e qual o conteúdo mais compartilhado.
Além disso, é possível encontrar os vídeos preferidos de alguma
celebridade ou de profissionais, como o caso de médicos ou esportistas.
A Graph Search, que já está disponível para os usuários americanos em sua fase de testes,
também pode ser usada como ferramenta de recrumentamento de
profissionais, o que lança o novo sistema como um possível concorrente
do LinkedIn. Segundo Zuckerberg, o lançamento oficial
do novo sistema deve acontecer nos próximos meses, assim como a tradução
do serviço em outros idiomas. No entanto, ainda não há uma data
definida. Ele também afirmou que há a possibilidade da criação de uma
versão mobile do novo serviço.
Veja como o Graph Search funciona:
Se você tem uma página no Facebook, a busca social pode tornar mais
fácil para as pessoas te encontrarem, assim como você pode achar, com
mais facilidade, usuários com os quais compartilhe interesses. Se você
tem um negócio, a nova ferramenta pode facilitar - e muito - a
divulgação de sua empresa.
A barra de buscas primeiro retorna as sugestões de pesquisa, incluindo
pessoas, páginas, aplicativos, lugares, grupos e buscas sugeridas. Os
usuários podem procurar por restaurantes nas proximidades, lugares para
onde desejam viajar, fotos postadas por páginas que eles gostam, ou
jogos que seus amigos gostam de jogar.
Estas sugestões de busca levam as pessoas a uma única página de
resultados. Os resultados são baseados em fatores que incluem
informações que foram compartilhadas por seu negócio e as ligações da
pessoa que procura.
Caso a ferramenta não consiga encontrar o que o usuário deseja, pode-se
também fazer sugestões de busca na barra de pesquisa que, então, pode
desencadeia mais buscas na web, especificamente no Bing, o mecanismo da
Microsoft. Páginas e aplicativos ainda podem utilizar resultados
patrocinados que aparecem para as pessoas (resultados patrocinados têm
sido globalmente disponibilizados desde agosto de 2012).
Confira o vídeo oficial sobre a privacidade na Graph Search (habilite a legenda em português):
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